Plano de Execução de um Projeto

1.      Objetivo: O objetivo deste trabalho é efetuar o Plano de Execução de um projeto de seu interesse.  O plano deve estar documentado e deve compreender, dentre outros, os seguintes itens: elaboração do WBS, montagem da rede PERT-CPM e do cronograma do projeto, determinação do fluxo de caixa, alocação e nivelamento de recursos, Plano de Gerenciamento de Riscos, relatórios de controle e monitoramento da execução do projeto.
Um objetivo colateral é o uso de pacote computacional para gerenciamento do projeto, simulação de cenários e para a gestão de riscos. Será importante também a apresentação adequada de relatório contendo a análise e suas conclusões. As normas serão aquelas aplicáveis a relatórios técnicos.

2.      Fases do Trabalho: O presente trabalho está dividido em duas fases:

    1. Elaboração do Plano do Projeto: A ser efetuado de acordo a recomendações dadas em sala de aula. Verifique aqui os Elementos de um Plano de Projeto e siga-os no sentido de obter resultados consistentes. A estrutura de apresentação de seu plano pode ser a fornecida no link do início desta frase. Este material é apenas orientativo. O aluno tem liberdade de elaborar e apresentar seu plano, de acordo a seu entendimento. O objetivo é cobrir todos os pontos importantes do projeto e de apresentar o projeto de uma maneira objetiva e clara.

O relatório, além dos elementos comentados acima, deverá conter:

1.      Rede PERT/COM e indicação e análise de seu caminho crítico;

2.      Diagrama Gantt das atividades do projeto;

3.      Fluxo de Caixa ou cronograma Físico-Financeiro do projeto;

4.      Histograma de Recursos Físicos do Projeto;

5.      Documentação de Controle e Monitoração do projeto, em forma de relatórios de avanço físico, relatórios de valor agregado, gráficos de controle. É imprescindível a apresentação da curva S do projeto.

    1. Elaboração do Plano de Gestão de Riscos do Projeto: O foco deve ser a análise dos riscos envolvidos no projeto. A metodologia a ser utilizada é aquela do PMBok, compreendendo, pois, todos os processos recomendados para o Gerenciamento de Riscos do projeto, ou sejam:

1.      Identificação dos Riscos do projeto;

2.      Quantificação dos Riscos do projeto;

3.      Desenvolvimento das Respostas aos Riscos do projeto;

4.      Controle das Respostas aos Riscos do projeto.

Verifique aqui os elementos e a estrutura do Plano de Gerenciamento de Riscos. Exige-se a utilização de alguma técnica de quantificação de riscos. Recomendamos o uso de pacote adequado à simulação de projetos, no sentido de permitir uma Análise de Riscos rica e detalhada. O objetivo primordial é estudar o comportamento do prazo, do custo e do do fluxo de caixa de um projeto, considerados os riscos e as incertezas mais importantes.

3.      Relatório: Os planos solicitados e suas conseqüentes análises deverão ser apresentados na forma de relatório técnico, compreendendo o delineamento do projeto, o plano para sua execução, a análise de suas características e suas conclusões. O relatório deverá conter os elementos necessários ao perfeito entendimento do projeto e de suas características, além do resultado esperado e da descrição da maneira pela qual ele será executado.
O relatório deverá ganhar um título. Um pequeno resumo vem em seguida, para que o eventual leitor tenha uma idéia por alto de seu conteúdo (pense no gerente). O corpo do trabalho é o próximo, dividido em três partes clássicas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Por fim, deverão ser apresentadas as referências bibliográficas (livros, revistas, relatórios, etc.) que foram consultadas. Indique também o software utilizado. Maiores detalhes poderão ser encontrados no texto Como fazer um relatório de pesquisa, de M. G. C. Val, UFMG-FALE, 1983 (disponível a pedido).

4.      Pacote computacional: Este trabalho poderá ser efetuado utilizando-se algum dos pacotes computacionais, voltados para gerenciamento de projetos. O aluno poderá verificar alguns deles abaixo. Informe-me caso conheça algum outro.

·         Primavera - Project and portfolio management products

·         MS-Project - Programa de gerenciamento de projetos

·         PertMaster - Predictive Risk Analytics Software.

 

 

5.      Avaliação: Cada trabalho será avaliado com base nos quesitos apresentados abaixo:

Plano do Projeto - Quesitos

Pontuação

Resolução

Meta, Escopo e WBS

2/13

Rede PERT/Caminho Crítico/

Diagrama Gantt

2/13

Custo e Recursos

2/13

Relatórios de Controle

2/13

Análise e Conclusões

2/13

Apresentação

Apresentação do Relatório

3/13

 

Total de Pontos do Trabalho

13

 

Plano de Gerenciamento de Riscos - Quesitos

Pontuação

Resolução

Identificação dos Riscos

20%

Quantificação dos Riscos

20%

Desenvolvimento Resposta

20%

Análise e Conclusões

20%

Apresentação

Apresentação do Relatório

20%

 

Total de Pontos do Trabalho

13

 

6.      Recomendações:

Os alunos deverão organizar-se em grupos de no máximo três pessoas.

As dúvidas no desenvolvimento do trabalho poderão ser esclarecidas através do e-mail: lupercio@est.ufmg.br.

  1. Data de entrega:

Plano de Execução de Projeto: 03/11/2005

Plano de Gerenciamento de Riscos: 29/11/2005