Elementos de um plano de projeto

O processo de desenvolver o plano do projeto varia de organização para organização, mas qualquer plano do projeto pode conter os elementos listados abaixo, os quais são a base de um planejamento mais detalhado dos orçamentos, cronogramas, planos de trabalho e gerenciamento geral do projeto.

1.      Visão Geral:

É um pequeno resumo dos objetivos e escopo do projeto. É dirigido ao gerenciamento de topo com: afirmação das metas do projeto, uma breve explanação de seu inter-relacionamento com as metas da empresa, uma descrição da estrutura gerencial do projeto e uma lista de eventos marcantes do projeto.

2.      Objetivos:

Este elemento contém uma declaração mais detalhada das metas da Visão Geral (item 1). A declaração deveria conter alvos lucrativos e competitivos, assim como metas técnicas.

3.      Abordagem Geral:

Esta seção descreve tanto as abordagens gerenciais quanto técnicas de trabalho. A discussão técnica descreve o relacionamento do projeto com as tecnologias disponíveis. A abordagem gerencial toma nota de qualquer desvio dos procedimentos rotineiros.

4.      Aspectos Contratuais:

Esta fundamental seção do plano inclui uma lista e descrição completas de todos os elementos reportáveis, recursos fornecidos pelo cliente, arranjos para contratos, comitês de aconselhamento, procedimentos de revisão e de cancelamento de projeto, requisitos de propriedade, quaisquer acordos específicos do gerenciamento, assim como as expectativas técnicas e suas especificações, cronogramas de entrega e um procedimento específico para mudar qualquer um dos anteriores. Perfeição é uma necessidade dessa seção.

1.      Cronogramas:

Esta seção delineia os vários cronogramas e lista todos os eventos de fatos marcantes. Cada tarefa é listada, e o tempo necessário para cada tarefa deveria ser obtido daqueles que realizarão o trabalho. O cronograma–mestre do projeto é construído a partir destas entradas.

2.      Recursos:

Há dois aspectos primários nesta seção. O primeiro é o orçamento. Tanto os requisitos de capital como de despesas são detalhados por tarefa o que o transforma em orçamento do projeto.  Custos praticados só uma vez são separados dos custos repetidos do projeto. Segundo, a monitoração dos custos e os procedimentos de controle, deveriam ser descritos. Além dos elementos usuais de rotina, os procedimentos de monitoração e controle devem ser desenvolvidos para cobrir requisitos especiais de recursos para projeto.

3.      Pessoal:

Esta seção lista os requisitos de pessoal esperados pelo projeto. Habilidades especiais, tipo de treinamento necessário, possíveis problemas de recrutamento, restrições legais ou de política sobre a composição da força de trabalho e quaisquer outros requisitos especiais deveriam ser observadas aqui. Ajudaria dividir em fases temporais as necessidades do cronograma do projeto. Isto fica claro quando os vários tipos de contribui dores são necessários e em que número. Essas projeções são um importante elemento do orçamento, de forma que as seções de pessoal, de cronograma e de recursos possam ser verificadas pro intercruzamento para assegurar consistência.

4.      Métodos de Avaliação:

Todos os projetos deveriam ser avaliados pelos padrões e métodos estabelecidos em sua formação. Esta seção contém uma breve descrição do procedimento a ser seguido para monitorar, coletar, armazenar e avaliar a história do projeto.

5.      Problemas Potenciais:

Tentativa de antecipação das dificuldades potenciais.
Exemplos:

·  Falha técnica;

·  Greves;

·  Mau tempo;

·  Prazos apertados;

·  Limitações de recursos;

·  Requisitos complexos de coordenação;

·  Autoridade insuficiente em algumas áreas.

(Compilação do livro: Meredith, J. R. e Mantel, S. J., Jr. Administração de projetos: uma abordagem gerencial. 4a. edição (2003), LTC.).