Elementos de um plano de projeto
1.
Visão Geral:
É um pequeno resumo dos
objetivos e escopo do projeto. É dirigido ao gerenciamento de topo com:
afirmação das metas do projeto, uma breve explanação de seu
inter-relacionamento com as metas da empresa, uma descrição da estrutura
gerencial do projeto e uma lista de eventos marcantes do projeto.
2.
Objetivos:
Este elemento contém uma
declaração mais detalhada das metas da Visão Geral (item 1). A declaração deveria conter alvos lucrativos e
competitivos, assim como metas técnicas.
3.
Abordagem Geral:
Esta seção descreve tanto
as abordagens gerenciais quanto técnicas de trabalho. A discussão técnica
descreve o relacionamento do projeto com as tecnologias disponíveis. A
abordagem gerencial toma nota de qualquer desvio dos procedimentos rotineiros.
4.
Aspectos Contratuais:
Esta fundamental seção do
plano inclui uma lista e descrição completas de todos os elementos reportáveis,
recursos fornecidos pelo cliente, arranjos para contratos, comitês de
aconselhamento, procedimentos de revisão e de cancelamento de projeto,
requisitos de propriedade, quaisquer acordos específicos do gerenciamento,
assim como as expectativas técnicas e suas especificações, cronogramas de
entrega e um procedimento específico para mudar qualquer um dos anteriores.
Perfeição é uma necessidade dessa seção.
1.
Cronogramas:
Esta seção delineia os
vários cronogramas e lista todos os eventos de fatos marcantes. Cada tarefa é
listada, e o tempo necessário para cada tarefa deveria ser obtido daqueles que
realizarão o trabalho. O cronograma–mestre do projeto é construído a partir
destas entradas.
2.
Recursos:
Há dois aspectos primários
nesta seção. O primeiro é o orçamento. Tanto os requisitos de capital como de
despesas são detalhados por tarefa o que o transforma em orçamento do projeto. Custos
praticados só uma vez são separados dos custos repetidos do projeto. Segundo, a
monitoração dos custos e os procedimentos de controle, deveriam ser descritos.
Além dos elementos usuais de rotina, os procedimentos de monitoração e controle
devem ser desenvolvidos para cobrir requisitos especiais de recursos para
projeto.
3.
Pessoal:
Esta seção lista os requisitos
de pessoal esperados pelo projeto. Habilidades especiais, tipo de treinamento
necessário, possíveis problemas de recrutamento, restrições legais ou de
política sobre a composição da força de trabalho e quaisquer outros requisitos
especiais deveriam ser observadas aqui. Ajudaria dividir em fases temporais as
necessidades do cronograma do projeto. Isto fica claro quando os vários tipos
de contribui dores são necessários e em que número. Essas projeções são um
importante elemento do orçamento, de forma que as seções de pessoal, de
cronograma e de recursos possam ser verificadas pro intercruzamento para
assegurar consistência.
4.
Métodos de Avaliação:
Todos os projetos deveriam
ser avaliados pelos padrões e métodos estabelecidos em sua formação. Esta seção
contém uma breve descrição do procedimento a ser seguido para monitorar,
coletar, armazenar e avaliar a história do projeto.
5.
Problemas Potenciais:
Tentativa de antecipação
das dificuldades potenciais.
Exemplos:
· Falha técnica;
· Greves;
· Mau tempo;
· Prazos apertados;
· Limitações de recursos;
· Requisitos complexos de coordenação;
·
Autoridade
insuficiente em algumas áreas.
(Compilação do livro: Meredith,
J. R. e Mantel, S. J., Jr. Administração
de projetos: uma abordagem gerencial. 4a. edição (2003), LTC.).