Métodos Computacionais para Estatística – 2009/1

 

Professor: Frederico R. B. Cruz

E-mail: fcruz@ufmg.br

Professor: Lupércio F. Bessegato

E-mail: lupercio@est.ufmg.br

 

O objetivo principal da disciplina é capacitar o aluno a usar alguns softwares estatísticos disponíveis no mercado. Você poderá verificar a ementa da disciplina e a bibliografia recomendada aqui.
Você pode precisar ler arquivos em formato PDF que devem ser lidos com o software gratuito .

Pacotes Estatísticos

Trabalharemos apenas com o Minitab. O Mintab é um pacote estatístico com uma interface bastante amigável com o usuário. Há o R que é um pacote livre, muito utilizado em Estatística, com bibliotecas de funções em constante desenvolvimento. Apresentamos abaixo uma relação de links a vários softwares, incluído alguns downloads, disponíveis em caráter precário.

·         Minitab:
Acesse a página do
Material: Meet Minitab  - Versão 14 (apostila em português, em pdf)
             Meet Minitab - Versão 15 (apostila em português - Arquivo .zip - para download apenas)

·         R:
Acesse a página do  

·         SPSS:
Acesse a página do

·         S plus:
Acesse a página do S-Plus®

Bancos de Dados

Abaixo alguns bancos de dados que utilizaremos em sala ou para a execução das listas de exercícios.

·         Bancos de dados para Análise Exploratória:

Univariada

Bivariada

·        Banco de dados do livro de Noções de Probabilidade e Estatística:

·        Diversos bancos de dados:

Roteiros

Abaixo, encontram-se roteiros para facilitar o acompanhamento de nossas aulas.

Conhecendo o Minitab

O objetivo será conhecer o pacote estatístico Minitab. Para isto utilizaremos da apostila Meet Minitab (versão 14 ou 15), preparada pelo desenvolvedor do pacote. Os arquivos de dados citados na apostila, estão no diretório do pacote. Há muitos aspectos específicos da apostila que serão utilizados no decorrer do curso, à medida que vocês cursarem as disciplinas correspondentes (Controle de Qualidade, Planejamento de Experimentos, Estatística Multivariada, Séries Temporais, etc.). Estes módulos serão estudados junto com o professor destas disciplinas. Trabalharemos em sala com os seguintes capítulos da apostila:

§         Capítulo 1: Introdução

§         Capítulo 2: Criando gráficos

§         Capítulo 3: Analisando dados (exceto ANOVA que será discutido quando estiverem estudando este ponto em Inferência)

§         Capítulo 6: Usando linhas de comando

§         Capítulo 7: Gerando relatórios

§         Capítulo 8: Preparando uma planilha

Nos capítulos 6, 7 e 8, há alguns recursos bastante úteis do Minitab. Seu estudo é mais produtivo quando o aluno já tem um domínio razoável do pacote. Você encontra aqui um roteiro detalhado de estudo, com exemplos de aplicação vistos em sala.


Estatística Descritiva / Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados é uma filosofia/abordagem para a análise de dados que emprega uma variedade de técnicas (a maioria gráfica) que:

1.      maximiza o discernimento do conjunto de dados;

2.      percebe a estrutura subjacente;

3.      extrai variáveis importantes;

4.      deteta valores atípicos (extremos) e anomalias;

5.      testa hipóteses fundamentais;

6.      desenvolve modelos parcimoniosos; e

7.      determina conjunto ótimo de fatores.

Utilizaremos:

Roteiro para Análise Descritiva Univariada: roteiro aqui e no grupo da disciplina.

Banco de dados para Análise Descritiva Univariada: planilha com dados aqui.

Roteiro para Análise Descritiva Bivariada: roteiro aqui e no grupo da disciplina.

Banco de dados para Análise Descritiva Bivariada: planilha com dados aqui.

Esta importante abordagem pode ser verificada em detalhes em Handbook of Statistical Methods. Aos interessados, recomendamos o livro: “Exploratory Data Analysis” de John W. Tukey. Addison-Wesley, 1977.



Grupo de AED (Análise Exploratória de Dados)

Lembre-se sempre de se registrar no grupo de AED da disciplina. É essencial para receber as listas de exercícios em tempo, para não ocorrer embaraços em sua entrega:

Endereços de e-mail do grupo

Enviar mensagem:

  aed_91@yahoogrupos.com.br

Entrar no grupo:

  aed_91-subscribe@yahoogrupos.com.br

Página inicial do grupo:

  http://br.groups.yahoo.com/group/aed_91

 

 

 


Listas de Exercícios

As listas de exercícios são aquelas estabelecidas em sala, inclusive com relação à data de entrega. Lembre-se sempre de registrar suas análises e comentários. As listas de exercício são sempre individuais e seu objetivo é estender o alcance do aprendizado e não apenas avaliar o aluno.

a.      Atividade #1 - Análise Exploratória Univariada (em arquivos execs).
 Solução: Atividade1.1  e Atividade 1.2

b.      Atividade #2 – Gráficos ramo-e-folhas (em papel).
 Solução: Atividade 2

c.      Atividade #3 – Distribuições de probabilidade e geração de números aleatórios (em arquivos execl).
 Solução: Atividade 3

d.      Atividade #4 – Exercícios 3 e 4 da Lista Univariada.
 Solução: Atividade 4

e.      Atividade #5 – Lista Correlação (ex. 1 e 2).
 Solução: Atividade 5

f.       Atividade #6 – Lista Bivariada (exercícios 1 e 2) + ex. 3 efetuado em sala (em htm).
 Solução: Atividade 6

g.      Atividade #7 – Macros (aplicado em sala pelo prof. Frederico).
 Solução:acompanhada em sala

h.      Atividade #8 – Análise Exploratória de banco de dados (em sala).
Treinamento em sala: aeusp e areas
 Solução: cancer

i.        Trabalho – Análise Exploratória de Dados de um Banco de Dados:

Cases disponíveis: de livre escolha de cada aluno. O aluno pode apresentar uma análise de banco de seu próprio banco, atendidas certas condições. Buscar junto ao professor sua aceitação do banco.

Banco de dados dos cases.

Instruções para execução e entrega / Critérios de correção