Monografia:
Implementação de Controle Estatístico de Processo: um Estudo de Caso na Indústria Siderúrgica
Aluno: Rildo de Miranda Alves,
orientador: Lupércio França Bessegato.

Com a revolução industrial, o sistema de fabricação começou a trabalhar com especificações, mensuração com instrumentos de medição adequados, laboratórios para testes e padronização. Surge então o conceito ISO (International Standard Organizations) que foi uma entidade fundada em 1947. Hoje, a qualidade já busca a competitividade que significa velocidade e flexibilidade, métodos e estratégias inovadoras, controles estatísticos da qualidade, maior eficiência interna do processo de produção. Dessa forma tem-se agora um novo estágio da qualidade que se preocupa com a estratégia onde a qualidade é redefinida pelo ponto de vista do consumidor.

Dentro deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma aplicação da ferramenta CEP através do estudo de um caso de implementação e uso cartas de controle do diâmetro externo de roscas de tubos petrolíferos. Foi utilizado o software Minitab para auxiliar nos cálculos.

 

Palavras-chave              

:  Controle estatístico de processo, carta de controle de variável, calibração instrumento, carta de médias individuais.

Áreas do conhecimento

:   Garantia e controle da qualidade

Setores de atividade

:  Assessoria ou consultoria de arquitetura ou engenharia.