Monografia:
Risco Finaceiro em Entidade Fechada de Previdência Complementar e Método de Composição de Carteiras avaliando o Risco x Retorno

Aluno: Felippe Elias de melo Lima Isaac,
orientador: Lupércio França Bessegato.

A monografia discorre sobre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), que são fundações sem fins lucrativos, ligadas a empresas patrocinadoras públicas ou privadas, sendo também chamadas de Fundos de Pensão. Apresentam-se suas peculiaridades e especificidades, além de salientar a legislação existente a respeito dos riscos enfrentados por elas.

Este trabalho tem como foco o risco financeiro, ou seja, é analisado o processo de composição da carteira para ativos em geral, de modo que não cause perdas ou maus resultados para as instituições, sendo discutidos os principais riscos financeiros aos quais as EFPC’s estão expostas. . Apresentam-se ainda algumas técnicas que poderiam ser empregadas na gestão desses recursos financeiros, avaliando-se a relação risco e retorno de um ativo ou de uma carteira de ativos. Discorre-se também sobre a teoria do portfólio de Markowitz, o modelo de precificação de ativos (CAPM) e o índice de Sharpe.

 

Palavras-chave              

:  Risco, gestão de risco, medidas de risco, teoria do pportfolio de Markowitz, seleção da carteira ótima, CAPM, índice de Sharpe.

Áreas do conhecimento

:   Estatística

Setores de atividade

:  Economia.