UM  MODELO  DE  ESTOQUE

Considere uma loja que estoque um tipo particular de produto que é vendido por um preço de $ r por unidade. A demanda de consumo deste produto parece estar de acordo a um processo de Poisson com taxa l e a quantia demandada por cada cliente é uma variável aleatória com distribuição G. Para atender a demanda, a loja deve manter uma quantia uma quantia do produto estocada e, sempre que o estoque torna-se baixo, são encomendadas unidades adicionais do produto.

A loja utiliza uma política de encomenda (s,S), ou seja, sempre que o estoque é menor que s e não há uma ordem pendente colocada, então se encomenda uma quantia para trazer o estoque para o nível S, onde s < S. Isto é, se o nível atual do estoque é x, e se x < s, encomenda-se a quantia S – x, caso não haja nenhuma ordem pendente.

O custo da encomenda de y unidades do produto é uma função c(y) especificada, e leva L unidades de tempo até a ordem ser entregue, com o pagamento sendo feito contra entrega. Além disso, a loja paga um custo de manutenção de estoque de h por item x unidade de tempo. Suponha que se um cliente demandar mais do produto que a quantidade disponível em estoque, então a quantia disponível é vendida e o restante da ordem é perdido pela loja.

Deseja-se usar a simulação para estimar o lucro esperado da loja em um período fixo de tempo T.

Dados sugeridos para a simulação:

l=4  clientes/unidade de tempo; s = 8 itens; S = 15, 20 e 25 itens; L = 1 unidade de tempo; h = $1; r = $3; T = 20 unidades de tempo.

G ~ uniforme discreta assumindo os valores 0, 1 ou 2 itens demandados.

Estes dados são meramente ilustrativos. Dependendo dos resultados alcançados, pede-se que verifiquem o comportamento do modelo para outros valores, tentando explorar seu comportamento.