Leitura Recomendada:
Seção
6.4: Método de Newton -
Cálculo, um
novo horizonte - vol. 1,H. Anton. Bookman.
Seção
6.5.1: Método de Newton -
Algoritmos numéricos,F. F. Campos. LTC.
Leitura Complementar:
Section
2.4: Newton-Raphson and Secant Methods -
Numerical
methods for mathematics, science, and engineering,J. H. Mathews.
Prentice Hall.
Section
9.4: Newton-Raphson Method Using Derivative -
Numerical recipes in C: the art of scientific computing,W.
H. Press et al. Cambridge Universiy Press.
Estudo dirigido sobre Método de Newton-Raphson, com Aplicação, podendo ser entregue até 26/11/04. O assunto fará parte da matéria da Avaliação Global.
O Método de Newton-Raphson é a técnica usada por muitos programas de computadores comerciais e científicos para aproximar as raízes de uma equação. Devem ser observadas as hipóteses adotadas para a implementação analítica do método e sua interpretação geométrica, que facilita o entendimento da natureza iterativa do método. Importante também observar as situações em que método falha, buscando entender as condições para sua utilização.
Leitura:
Seção: 6.4: Método de Newton (pg. 363 a 364) (Anton).O método de Newton é dado pela expressão (4). Observe que o procedimento é iterativo, ou seja obtém-se uma fórmula que calcula cada aproximação aperfeiçoada a partir da aproximação precedente. Os valores das derivadas nestes diversos pontos são utilizados para produzir uma seqüência de pontos que convergem rapidamente para a raiz desejada. Entenda mais facilmente o funcionamento do método através de sua interpretação gráfica.
(4)
Antes de passar à implementação computacional, faça manualmente os exemplos 1 e 2 de maneira a compreender o mecanismo do método. Podemos conclui que se duas aproximações sucessivas forem iguais, temos então uma aproximação para um zero da equação.
Observe sempre se as hipóteses do método estão atendidas:
- Exista apenas uma raiz no intervalo [a, b], onde se deseja obter a raiz
- As derivadas primeira e segunda são não-nulas e preservam o sinal no intervalo de pesquisa da raiz.
- A derivada da função no ponto xn é diferente de zero (f'(xn)¹0).
Leituras:
Seção 6.5.1: Método de Newton (F. F. Campos)É apresentado um algoritmo para o cálculo de uma raiz pelo Método de Newton, podendo ser utilizado em qualquer linguagem. Os parâmetros de entrada são o valor inicial, a tolerância para o cálculo da raiz e número máximo de iterações. A função f(x) e sua derivada f'(x) devem ser especificadas de acordo com a linguagem de programação utilizada.
Os parâmetros de saída são a raiz, o número gasto de iterações e a condição de erro, indicativo que a raiz não foi encontrada com a tolerância e o número máximo de iterações fornecidos.
Implemente o algoritmo e proceda sua validação através dos exemplos 6.29 e 6.30. Utilize os mesmos parâmetros de entrada fornecidos pelo autor e verifique se as respostas que você obteve são compatíveis.
Observe a propriedade de convergência quadrática, significando que nas proximidades da raiz, o número de dígitos corretos da estimativa da raiz praticamente dobra a cada iteração.
Leituras:
Seção: 6.4: Algumas dificuldades com o Método de Newton (pg. 364) (Anton).Quando funciona o Método de Newton, as aproximações convergem para a solução com grande velocidade.
Há situações, porém, nas quais o método falha:
- Quando f'(xn)=0 para algum n;
- Às vezes ele pode ignorar a raiz que você está tentando achar e convergir para outra raiz
- Às vezes, o método pode não convergir
Caso deseje, consulte livros de análise numérica (alguns foram recomendados!) e saiba mais sobre as condições de convergência do Método de Newton e para uma discussão sobre erros.
O método de Newton é um dos processos numéricos utilizados para aproximar soluções de equações e foi desenvolvido por Isaac Newton no século dezessete.
Se sua escolha inicial de x0 não for suficientemente próxima do zero desejado, é possível que você obtenha aproximações para um outro zero. Assim, quando você for aplicar o método de Newton, você deverá fazer um rápido esboço do gráfico da função para obter sua aproximação inicial.
Em suma, quando você for aplicar o Método de Newton para resolver uma equação da forma f(x) = 0, siga os seguintes passos:
- Escolha adequadamente a primeira aproximação x0. Um esboço rápido do gráfico de f irá ajudá-lo a obter uma escolha razoável.
- Com o valor de x0 na fórmula (4), obtenha uma segunda aproximação x1. Então, use x2 em (4) a fim de obter uma terceira aproximação x2, e assim por diante, até que xn=xn-1 com a aproximação desejada.
Implemente algoritmo do método de Newton-Raphson na linguagem de sua preferência.
Anton,
Vol. 1 (pág. 366):
Exercícios: 1, 3, 5, 15 e 31.
Anton,
Vol. 1 (pág. 509
Exercício: 52
Exercício
proposto:
Seja f(x)= x3 - 3x - 2.
a) Encontre a fórmula iterativa de Newton-Raphson;
b) Inicie com x0=2,1 e calcule x1, x2, x3
e x4.
c) A seqüência está convergindo quadraticamente ou linearmente?
- Apresentar os exercícios resolvidos, o algoritmo implementado e a linguagem utilizada
- Valor da avaliação: 8 pontos.
- O Estudo Dirigido pode ser efetuado em duplas.
- Data de Entrega: 26/11/04.